- 21/01/2025
ROTARY RECEBE MOÇÃO DE HOMENAGEM PELOS 50 ANOS DE SERVIÇO E VOLUNTARIADO EM TRÊS DE MAIO
-
Solicitação, de autoria do vereador Gerson Rodrigues, foi aprovada por todos os vereadores três-maienses, pela relevância social do clube de serviço
Assunto: Administração | Publicado em: 18/06/2024 às 16:03 | Imprimir
Com uma história que começou com o saudoso Edibaldo Stieglmeier, em 1974, o Rotary Club Três de Maio, comemora neste ano, 50 anos de história. Na época, com o lema “É hora de agir”, Edibaldo assumiu a presidência do clube para o ano rotário 1974-1975, com o desafio de instituir no Município, os ideais do Rotary Club - uma rede global de líderes comunitários que buscam promover, por meio do voluntariado e projetos sociais, mudanças significativas no meio onde atuam.
Passadas cinco décadas desde a sua criação, o Rotary Club Três de Maio já vivenciou diversos lemas e gestões rotárias, sempre compostas por importantes líderes comunitários e homens com representatividade perante à sociedade local.
Nesta segunda-feira, 17 de junho, o clube de serviço recebeu a Moção de Homenagem do Legislativo Municipal pelos seus 50 anos de história, na Sessão Ordinária. A proposta, de autoria do vereador Gerson Rodrigues, da bancada Progressista, foi aprovada por unanimidade dos vereadores três-maienses.
Fazendo o uso da palavra no espaço da Tribuna Livre, o atual presidente do Rotary Club, Adriano Rambo, destacou que o clube desenvolve ações voltadas à promoção da paz, da saúde, da educação, desenvolvimento econômico e proteção ao meio ambiente. “O nosso Rotary Club Três de Maio surgiu da união de 20 homens visionários que decidiram unir forças no dia 13 de junho de 1974, com um propósito maior: fazer a diferença e servir a nossa comunidade”, ressaltou.
Rambo citou as diversas atividades e os inúmeros projetos sociais já realizados pelo clube de serviço em nosso município, como o Rotary cuida: com empréstimo solidário de equipamentos médicos, como cadeiras de rodas, muletas e camas hospitalares; o intercâmbio de jovens; projetos na área da educação, saúde, meio ambiente; arrecadação de alimentos, entre outros, que somente são possíveis pelo trabalho voluntário, através de esforço e dedicação das pessoas envolvidas.
O presidente lembrou ainda dos clubes que compõem a família Rotária: Casa da Amizade, Rotaract e Interact. E finalizou dizendo que os desafios continuam para os próximos anos. “Que possamos continuar sendo agentes de mudança, inspirando esperança e proporcionando oportunidades para todos. Colocando em prática o lema – dar de si antes de pensar em si”, encerrou, agradecendo a todos pela homenagem.
ASSOCIADOS DA ATMES PARTICIPARAM DA SESSÃO
No Plenário, além dos integrantes do Rotary, Rotaract, Casa da Amizade e Interact, estiveram presentes à sessão os associados da Associação Três-maiense de Escritores (ATMES), por conta da apreciação do projeto de lei Nº 022/2024, que dispõe sobre o Sistema Municipal de Cultura do Município de Três de Maio - RS, e dá outras providências.
Colocado em votação, foi aprovado por unanimidade. Os associados da ATMES comemoram a aprovação da proposta, que visa regulamentar no município de Três de Maio e em conformidade com a Constituição da República Federativa do Brasil e a Lei Orgânica do Município, o Sistema Municipal de Cultura – SMC, que tem por finalidade promover o desenvolvimento humano, social e econômico, com pleno exercício dos direitos culturais.
O Sistema Municipal de Cultura – SMC integra o Sistema Estadual de Cultura e o Sistema Nacional de Cultura e se constitui no principal articulador, no âmbito municipal, das políticas públicas de cultura, estabelecendo mecanismos de gestão compartilhada com os demais entes federados e a sociedade civil.
Na Justificativa, o projeto de lei sugere que a partir da proposta, a cultura no município passe a ter identidade e pertencimento; fomente o desenvolvimento econômico; atue na promoção de diversidade e do diálogo intercultural; promova a educação e desenvolvimento pessoal; e contribua para a melhoria da qualidade de vida da população, uma vez que pode proporcionar momentos de descontração, prazer e bem-estar, além de impulsionar a saúde mental e emocional das pessoas.
Dessa forma, justifica-se a implantação do Sistema Municipal de Cultura em Três de Maio, o que também irá gerar renda e movimentar a economia local, pois através dele, o Município poderá receber fomentos estaduais e nacionais. Lembrando que o Plano Municipal de Cultura será a base das atividades e programações do Sistema Municipal de Cultura e seu financiamento será previsto no Plano Plurianual, na Lei de Diretrizes Orçamentárias e na Lei Orçamentária Anual.
Últimas Notícias sobre Administração
- 14/01/2025
- 07/01/2025
- 03/01/2025