SEGUNDA SESSÃO ORDINÁRIA TEVE AMPLO DEBATE SOBRE A SAÚDE DO MUNICÍPIO

• Não havendo matéria para votação, ocorreu a leitura do primeiro Projeto de Lei e as primeiras Indicações de origem Legislativa

Assunto: Administração  |   Publicado em: 13/01/2021 às 11:36   |   Imprimir

Sendo uma preocupação da ampla maioria dos vereadores na nova Legislatura, a Saúde do Município de Três de Maio recebeu amplo debate na segunda Sessão Ordinária do ano, realizada na noite desta segunda-feira, 11 de janeiro, na Sala de Sessões da Câmara Municipal de Vereadores.

Os trabalhos foram coordenados pelo presidente da Casa Legislativa, vereador Antonio de Oliveira. Após discussão e aprovação da Ata da Sessão anterior, a secretária da Mesa Diretora, Gilcéia Losekann procedeu na leitura de documento emitido pela Fundação de Capacitação e Desenvolvimento (Funcap), em nome de seu presidente, Sandro Ergang. Com os cumprimentos e parabenizando os edis pela posse na Câmara de Vereadores desejando êxito nos mandatos e aproveitando para reiterar a importância do Poder Legislativo para o fortalecimento da entidade; na realização das feiras – Expofeira e Expoterneira, e parceria para execução de projetos em desenvolvimento do município e da região.

No Expediente nº 02/2021, não houve matéria para votação, entretanto, foram apresentados o primeiro projeto protocolado na atual legislatura e as duas primeiras indicações, de Origem Legislativa.

O Projeto de Lei nº 01/2021, de autoria do vereador da bancada do PTB, João Mella Neto, que “dispõe sobre a criação e divulgação pelo Poder Executivo, de listagem periódica de pacientes em espera de consultas, exames médicos e cirurgias eletivas no Município de Três de Maio”. Também foram lidas as duas indicações: Indicação 01/2021, de autoria da vereadora Eliane Teresinha Zucatto Fischer, da bancada do PDT, que solicita “que retorne a transmissão via Rádio das Sessões que ocorrem nesta Casa Legislativa”; e a Indicação 02/2021, de autoria do vereador Paulo Fábio Pereira, da bancada do MDB, que “o Poder Executivo Municipal analise a possibilidade da criação de um ‘Fundo Municipal de Investimentos’, voltado ao incentivo financeiro para produtores rurais, priorizando a agricultura familiar e também voltado a habitação para moradias populares, por meio de financiamentos com juros ínfimos”.

Após, os onze vereadores passaram para o período das livres manifestações. Por sorteio, cada vereador teve dez minutos para fazer o uso da palavra.

A maioria se manifestou favorável ao projeto e as indicações apresentadas. Os principais pontos levantados pelos vereadores foram sobre a possibilidade do retorno das transmissões das Sessões via rádio ou, então, a modernização das transmissões via rede social; a criação do fundo de investimentos visando os agricultores familiares; e sobre a situação da saúde no município, em relação à fila de espera de exames, consultas e cirurgias eletivas, bem como ao atendimento prestado pelo Hospital São Vicente de Paulo à comunidade três-maiense.

A próxima Sessão Ordinária, será realizada no dia 18 de janeiro, às 19 horas, no Plenário do Legislativo Municipal.