SESSÃO É MARCADA POR ENTREGA DE MOÇÃO EM HOMENAGEM A POLICIAIS MILITARES

• Foram homenageados a sargento Claídes Inês Lanius e os soldados Aírton Leandro Borges Barros e Bruce Lee Piccinini por ato de bravura em atendimento à ocorrência policial

Assunto: Administração  |   Publicado em: 02/04/2024 às 10:34   |   Imprimir

Com falas marcadas pela emoção, o Espaço da Tribuna Livre, na sessão realizada ontem à noite, 1º de abril, foi ocupado pelos policiais militares soldado Aírton Leandro Borges Barros e o Comandante da Brigada Militar de Três de Maio, Capitão Paulo Oto de Souza Bueno Fritsch.

Na oportunidade, o Legislativo municipal realizou a entrega de Moções de Homenagem aos policiais militares Sargento Claídes Inês Lanius e aos soldados Aírton Leandro Borges Barros e Bruce Lee Piccinini, por ato de bravura em atendimento à ocorrência policial no município de Três de Maio. A homenagem foi proposta pelo vereador Paulo Pereira, da bancada do PL, e aprovada por unanimidade pelos demais vereadores.

O requerimento do vereador também solicita que o Poder Legislativo encaminhe ao Comandante-Geral da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul Coronel Cláudio dos Santos Feoli e ao comando da Brigada Militar de Três de Maio – RS um pedido para considerar a possibilidade de promoção de ambos por ato de bravura.

Sobre a ocorrência policial que gerou a homenagem

Em 10 de fevereiro de 2024 uma guarnição da Brigada Militar de Três de Maio foi chamada para atender uma ocorrência Maria da Penha, no município de Três de Maio. Ao chegar ao local

da ocorrência os policiais se depararam com um homem de 40 anos, bastante transtornado, que agredia sua companheira. Ao tentarem o diálogo como forma de solução pacífica àquela prática de violência, o policial Aírton Leandro Borges Barros foi atingido por um golpe na cabeça com uma haste de ferro,

provocando lesão grave. O policial foi encaminhado a instituição hospitalar, precisando ser entubado, em coma induzido para tratamento da lesão craniana na Unidade de Tratamento Intensivo - UTI. Seus colegas necessitaram neutralizar as investidas do agressor com disparos de arma de fogo, sendo que o mesmo, após neutralizado e socorrido, infelizmente, veio a óbito na instituição hospitalar do município.

O vereador ressalta que a homenagem foi proposta para acontecer no mês alusivo às mulheres, março. “Nada mais justo do que homenagear os policiais que se dedicam a missão de proteger a vida das mulheres de uma prática tão cruel e degradante como é a violência doméstica.”

Policiais atuam na garantia à segurança e proteção à vida

Em sua fala, o capitão Paulo Otto abordou que na profissão, os policiais militares assumem situações de risco à vida, e mesmo assim, os colegas guerreiros trabalham diuturnamente em prol da sociedade. “A nossa profissão é complicada. Saímos de casa para trabalhar, mas não sabemos se vamos voltar. A nossa maior conquista, após o cumprimento da nossa missão, de garantir segurança à população, é voltar para a nossa casa, para junto da nossa família”, disse, emocionado.

Ele também destacou que trabalhou no início da sua carreira, como soldado, em 2010, na cidade de Três de Maio, e teve a oportunidade de atuar juntamente com os soldados Barros e Bruce Lee e a sargento Claídes, em algumas operações. E enalteceu o trabalho dos colegas: “são pessoas íntegras que doam a vida em prol da comunidade”, destacou.

Ao finalizar, agradeceu a homenagem, afirmando que ela “traz um pouco de conforto aos profissionais da segurança pública, o sentimento de gratidão, pelo esforço despendido, por cada um de nós”.

Já o soldado Barros, que esteve na sessão acompanhado da esposa Dejanine e da filha Alice, recordou, com emoção, os momentos vividos naquele dia, da ocorrência policial, e agradeceu a Deus pela segunda chance de viver. Também agradeceu à esposa e a filha, aos familiares, aos vereadores, aos amigos e colegas de profissão, e a todos que fizeram orações por sua recuperação. Barros permaneceu cinco dias internado na UTI, três deles entubado, e mais dois dias no quarto.

Na proposta da homenagem, o vereador Paulo justifica que, ao homenagear estes trabalhadores, está mostrando a toda a classe, e a comunidade, que respeita, reconhece e valoriza seu trabalho em defesa da sociedade.

PROJETO APROVADO POR UNANIMIDADE

Na Ordem do Dia, os vereadores aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei nº 011/2024, de origem Executiva, que altera o Anexo Único da Lei Municipal nº 3.339, de 2023, que estabelece o Plano de Subvenções Sociais, Subvenções Econômicas e Contribuições Correntes para o Exercício 2024. Pela proposta, fica estabelecido aumento de Subvenção destinada a Apae – Associação Pais e Amigos dos Excepcionais em R$ 50 mil.