PELA PRIMEIRA VEZ, SESSÃO ORDINÁRIA É DESCENTRALIZADA DA CÂMARA DE VEREADORES

• 8ª Sessão do Legislativo ocorreu no Parque de Exposições, fazendo parte da programação da Expofeira 2023

Assunto: Administração  |   Publicado em: 08/05/2023 às 09:14   |   Imprimir

Do Palco Pratas da Casa, durante a programação da Expofeira 2023, no Parque de Exposições Germano Dockhorn, os vereadores do Legislativo três-maiense se reuniram na 8ª Sessão Ordinária do ano. E pela primeira vez na história, uma sessão foi descentralizada, ou seja, realizada fora do Plenário da Câmara Municipal de Vereadores, esta em especial, em alusão aos 68 anos do Município de Três de Maio

Na Ordem do Dia, estava a discussão, em regime de urgência, do projeto de Lei 008/2023, de origem Executiva, que autoriza o Poder Público Municipal a adquirir, através de escritura pública de desapropriação amigável, uma área de terra rural lindeira ao parque de exposições Germano Dockhorn deste município. Colocado para apreciação dos onze vereadores, foi aprovado por unanimidade.

A Sessão Ordinária, reuniu lideranças municipais, como o presidente da Expofeira, José Henrique Weber, presidentes de entidades, o prefeito Marcos Corso e o vice, Josias Correa, secretários municipais, servidores do Legislativo, e os visitantes da feira. Também estiveram presentes os representantes da família Perinazzo, da qual era proprietária da área de terra a ser adquirida pelo Município. A aprovação foi comemorada com uma forte salva de palmas das autoridades e público presente.

SOBRE A AQUISIÇÃO DA ÁREA DE TERRA

O imóvel está localizado próximo ao CTG (Centro de Tradições Gaúchas), acesso pela Avenida Santa Rosa, com estrada vicinal própria, rede de água e luz, e faz divisa com o Parque Municipal de Exposições. O espaço já vem sendo cedido eventualmente para o uso de várias atividades desenvolvidas pelas feiras e eventos, inclusive a Expofeira 2023.

A aquisição desta fração de terras, foi formalizada do processo administrativo 125/2023, tendo seguido toda a legislação vigente, com a avaliação de comissão própria instituída pela Portaria nº 166/2023, que teve avaliação mercadológica de R$ 1.395.000,00, dando através do valor e prazo, acordados com os proprietários, tranquilidade em relação a compra do imóvel. Em negociação com a família Perinazzo, proprietária originária desta área, o Governo Municipal conseguiu chegar ao patamar de R$ 1.200.000,00, com redução de R$ 195.000,00 da avaliação inicial, e com possibilidade de pagamento em duas parcelas. Para a concretização da aquisição, contou-se com bom senso e carinho da família Perinazzo com o município de Três de Maio, e vai atender as necessidades do próprio Parque de Exposições, Expofeira, Expoterneira e outras atividades em ascensão em nossa cidade.

Diante disso, após análise, o Executivo Municipal percebeu a necessidade da ampliação da área do Parque Municipal de Exposição, aliado ao fator de constante crescimento do município, portanto torna-se necessário a aquisição de espaço para melhor acomodar expositores e receber visitantes de toda região.