LEGISLATIVO RECEBE VISITA DA PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO RIO GRANDE DO SUL

• Desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, Presidente do TJ-RS e do Desembargador Giovanni Conti, Corregedor-Geral da Justiça

Assunto: Administração  |   Publicado em: 20/04/2023 às 16:11   |   Imprimir

Na tarde desta quinta-feira, 20, o Poder Legislativo, representado pelo vereador Paulo Pereira, segundo secretário da Mesa Diretora, – juntamente com a secretária-geral, Jaci Maria Taborda Fasolo, e o assessor jurídico, Alberto Dapper –, esteve recebendo a ilustre visita da Desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do RS e do Desembargador Giovanni Conti, Corregedor-Geral da Justiça, acompanhados pela juíza de Direito, dra. Cátia Saft, da Comarca de Horizontina.
Na oportunidade, os Desembargadores e equipe do Tribunal de Justiça cumpriram agenda em prefeituras da região, Câmaras e Fóruns. Em Três de Maio, estiveram também em visita ao prefeito Marcos Corso e ao Fórum da Comarca local.
Durante o encontro na Câmara de Vereadores de Três de Maio, a dra. Iris Helena fez a entrega de um relatório do TJ-RS, denominado de Planos e Metas 2022/2023 da Corregedoria Geral da Justiça - CGJ ao vereador Paulo, representando o presidente do Legislativo, vereador Delmar Mebius, onde consta o plano de gestão da CGJ para as Comarcas gaúchas, incluindo a Comarca de Três de Maio.
Em sua fala, a presidente Iris Helena afirmou que a proposta do Judiciário é sempre de aproximação. "A comunidade é o nosso foco; dos Poderes Constituídos, das instituições autônomas. A existência dos Poderes só se justifica quando temos a plena consciência do que devemos fazer pela nossa comunidade, que cada vez mais bate às nossas portas, e vêm problemas, conflitos, e o Judiciário age, jurisdiciona, buscando dar uma resposta e que essa resposta leve paz à sociedade, resolva os conflitos, e que se estenda em termos de pacificação social. Mas mais do que isso, o Judiciário gaúcho tem o seu olhar voltado à uma série de demandas da sociedade", declarou.
A presidente do TJ-RS ainda agradeceu e reconheceu todo trabalho do Legislativo, que tem auxiliado ao Judiciário, e demonstrou a disposição de construir e agregar valor entre os Poderes. "Todos juntos, porque a população necessita de nós", concluiu.
Já o vereador Paulo destacou que a Casa Legislativa está de portas abertas para o Poder Judiciário, no momento em que quiser utilizar o Espaço da Tribuna Livre para que possa apresentar sua relevância para a sociedade. Ele também falou sobre a importância da aproximação dos Poderes, guardando as atuações constitucionais de cada Poder, com equilíbrio e autonomia. "Nós enquanto Poder Legislativo, vamos ficar sempre atentos ao nosso papel, enquanto legisladores, respeitando o Judiciário", assegurou.
Após o encontro da Sala da Presidência, a comitiva visitou o Plenário da Câmara de Vereadores antes de seguir para a próxima agenda no município de Três de Maio.