ALFABETIZAÇÃO É TEMA DA EDUCAÇÃO NO ESPAÇO DA TRIBUNA LIVRE

• Sétima Sessão Ordinária foi realizada ontem à noite. A próxima, será realizada no dia 3 de maio, às 13h30, na Praça de Alimentação do Parque de Exposições, por ocasião da Expofeira 2023

Assunto: Administração  |   Publicado em: 18/04/2023 às 10:36   |   Imprimir

Com a participação da equipe da Secretaria Municipal de Educação e pessoas da comunidade no Plenário, foi realizada na noite de ontem, 17 de abril, a 7ª Sessão Ordinária, na sala de sessões da Câmara Municipal de Vereadores.

O Espaço da Tribuna Livre foi ocupado pela secretária municipal de Educação, Vera Kuhler, e pela diretora pedagógica da Secretaria de Educação, Adriane Spohr, que falaram sobre o cenário educacional no município, com enfoque para a alfabetização.

Na Ordem do Dia, os vereadores aprovaram por unanimidade:

– 01 – Projeto de Decreto Legislativo nº 001/2023, autoria da Comissão de Administração Pública, Finanças e Orçamento – Aprova a Prestação de Contas de Governo, deste Município, referente ao exercício do ano de 2019 e dá outras providências.

– 02 - Projeto de Lei Complementar nº 001/2023, de origem Executiva – Altera a Lei Complementar nº 002, de 30 de setembro de 2015, que estabelece o Código Tributário Municipal.

– 03 - Projeto de Lei nº 008/2023, de origem Legislativa – Institui no Município de Três de Maio a Política Municipal de Proteção da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista – TEA.

O projeto que institui a Política Municipal de Proteção da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é de autoria do vereador João Mella Neto. “É indispensável que o município de Três de Maio possua em seu programa de gestão, uma política pública eficaz que estabeleça diretrizes de avaliação, acompanhamento, orientação e sensibilidade ao diagnóstico. O município de Três de Maio possui diversos casos diagnosticados, o que o torna fundamental a regularização de políticas públicas que possam suprir adequadamente as necessidades destas crianças, jovens, adultos e seus familiares”, afirma o vereador.

Os vereadores estarão reunidos na oitava Sessão Ordinária no próximo dia 3 de maio, feriado municipal, às 13h30, na Praça de Alimentação, do Parque de Exposições, por ocasião da Expofeira 2023.

POLÍTICA EDUCACIONAL NO MUNICÍPIO DE TRÊS DE MAIO

Adriane iniciou com uma breve contextualização do cenário educacional que levou a Secretaria de Educação inserir a alfabetização na idade certa como eixo norteador da Política Educacional implementada na Rede Municipal, desdobrado no Programa Alfabetiza Mais Três de Maio, constante no atual PPA, aprovado pelos edis.

“Ao assumirmos a pasta, nosso primeiro trabalho foi a realização do mapeamento da realidade educacional em três dimensões: Recursos e Serviços (estrutura e infraestrutura das escolas), Pessoas e Clima (recursos humanos, gestão democrática e envolvimento familiar) e Gestão Pedagógica (Indicadores educacionais: aprovação, reprovação, distorção idade série, fluxo e Ideb). Nos propusemos a elevar a qualidade da educação, e para tanto, investir na aprendizagem inovadora. Inovadora pela situação e também pela necessidade de implantar projetos com metodologias diferenciadas, com propostas sólidas e que sobretudo, pudéssemos garantir o direito a aprendizagem àqueles estudantes que se encontravam há mais de um ano sem adentrar a escola”, destacou.

A diretora pedagógica apontou as razões principais que fizeram a Educação a escolher e adotar o Programa de Alfabetização do Instituto Alfa e Beto:

- Sucesso comprovado por diversas avaliações externas realizadas em diferentes contextos e momentos em todo o país.

- Ensino Estruturado e Pedagogia Adequada que apresenta relação entre objetos do conhecimento (conteúdos), proposta pedagógica, materiais, métodos, avaliação, estratégias de recuperação e instrumentos de gerenciamento pedagógico e de apoio ao professor.

- Pedagogia associada a gestão: No programa Alfa e Beto, pedagogia e gestão andam juntas. Professores, coordenadores pedagógicos, diretores e equipe da Secretaria Municipal de Educação recebem orientações e instrumentos para gerenciar as tarefas que estão sob sua responsabilidade, de forma consistente e integrada, ao nível da sala de aula.

- Apoio ao Professor- No Programa Alfa e Beto, o professor é orientado e recebe apoio integral durante todo o ano letivo. As estratégias de apoio ao professor incluem capacitação inicial, materiais de ensino estruturado, manuais de orientação, agenda do professor, visitas de supervisão, reuniões quinzenais, além das orientações diretas do coordenador pedagógico da escola e da Secretaria Municipal de Educação.

- Assistência Técnica Permanente: A Secretaria recebe assistência técnica completa e permanente, de maneira a colaborar para o sucesso da Rede, apresentando melhorias na qualidade do desempenho dos alunos, na gestão e no desenvolvimento pessoal e profissional dos diretores e professores.

Adriane finalizou dizendo que o programa foi adotado para dar certo, e não para ver se ia dar certo. “A Secretaria se comprometeu com a obtenção dos resultados e também na mobilização das pessoas em torno desses objetivos, incluindo os alfabetizadores, que se candidataram para desenvolver o programa e se desafiaram a ser alfabetizadores, onde inicialmente tiveram uma visão geral do programa, se dedicaram às formações, realizadas inclusive a noite, cumprindo o mesmo com seriedade, levando encantamento, ludicidade e contextualização às aulas”, frisou.

A diretora pedagógica da Educação convidou ainda os vereadores para que no próximo dia 10 de maio, participem do 2º Café com Resultados, às 8h30, na sala de reuniões da SMECE, onde a equipe estará apresentando detalhadamente os resultados de todas as avaliações, bem como os índices da infrequência escolar.