BETO BAGGIO RENUNCIA AO MANDATO DE VEREADOR

• Termo de Renúncia do vereador foi lido no Plenário

Assunto: Administração  |   Publicado em: 11/04/2023 às 11:06   |   Imprimir

Na noite de ontem, segunda-feira, 10 de abril, os vereadores estiveram reunidos para a sexta Sessão Ordinária do ano de 2023, data que foi marcada pela leitura em Plenário, do Termo de Renúncia do vereador Carlos Alberto Baggio, 56 anos, da bancada Progressista.

O vereador Beto Baggio, como é mais conhecido, foi eleito, para seu primeiro mandato, nas eleições de 2020, com 854 votos, sendo o segundo mais votado. Funcionário público de carreira na área da Saúde, assumiu a cadeira no Legislativo em 2021, e no mesmo ano, em 3 de outubro, sofreu um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico, o qual lhe deixou com sequelas na parte motora e na linguagem (comunicação).

Em seu Termo de Renúncia, Beto relata suas dificuldades, que prejudicam sua atuação em âmbito legislativo. “Hoje a prioridade é a minha saúde e por isso não seria justo eu continuar no cargo no qual eu não vou poder me dedicar ao máximo, por isso me sinto na obrigação para com vocês e para a com minha consciência, de renunciar ao cargo”.

Os motivos da renúncia são elencados no Termo de Renúncia, de caráter pessoal, como ele classificou no documento, também expressando ser uma das decisões mais difíceis da sua vida.

Após um período de atestado de saúde, Beto havia retornado à Casa Legislativa na Sessão do dia 3 de abril. Agora, com a sua renúncia, assume a cadeira, em definitivo, o suplente de vereador Gerson Rodrigues, da bancada Progressista.

TRIBUNA LIVRE É OCUPADA PELO DIRETOR REGIONAL DO SINDIÁGUA

Antecedendo à Sessão, o espaço da Tribuna Livre foi ocupado pelo diretor regional do Sindiágua (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras das Indústrias de Purificação e Distribuição de Água e Serviços de Esgoto do RS), Luís Carlos Martins, que falou sobre a importância dos serviços prestados pela Corsan à população. A participação dos funcionários da Corsan na sessão objetivou somar forças da categoria que luta por uma investigação do processo de venda da Companhia Rio-grandense de Saneamento, para derrubar o leilão da Companhia, manter a água pública e defender os direitos da categoria.

Atualmente, A Corsan é responsável pelos serviços de saneamento em 317 municípios, abrangendo cerca de seis milhões de residências. São aproximadamente 5700 servidores ativos e 4200 aposentados da estatal, principal base do Sindiágua/RS.

O uso da Tribuna Livre veio ao encontro da solicitação de Moção 001/2023, de autoria do vereador Diogo Wolf, PT, que foi aprovada por unanimidade. “A Moção de Apoio à instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul para investigar o processo de venda da Companhia Rio-grandense de Saneamento (Corsan), diante de dúvidas de diversas ordens, levantadas por diversas entidades, particularmente quanto a possíveis irregularidades na fixação do preço de venda da Corsan e a caracterização de informação privilegiada no processo de arrematação, é cabível e necessário a instalação na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul para investigar o processo de venda da Companhia Riograndense de Saneamento, que completa 58 anos em 2023. A CPI poderá trazer esclarecimentos à população de nosso Estado”, justifica o vereador Diogo.

Na noite também foram aprovados: Projeto de Lei nº 007/2023, de origem Executiva – Altera a redação da Lei nº 3.203/2021 e autoriza a alienação de terrenos localizados no Parque Empresarial II e o Pedido de Informações nº 002/2023, autoria do vereador Diogo Wolf da bancada do Partido dos Trabalhadores – para que a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte informe a essa Casa acerca das compras de materiais didáticos.