LEGISLATIVO PARTICIPA DA INAUGURAÇÃO DA ESCOLA MUNICIPAL CÍVICO-MILITAR CAMINHOS INOVADORES

• Escola terá por princípios civismo, cidadania, patriotismo, camaradagem, respeito, disciplina e valores morais e sociais, primando por uma educação de qualidade

Assunto: Administração  |   Publicado em: 27/05/2022 às 08:37   |   Imprimir

Na manhã desta quinta-feira, 26, foi realizada a solenidade de inauguração oficial da Escola Municipal Cívico-Militar Caminhos Inovadores, na estrutura que antigamente funcionava a Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Glória Veronese (Ciep). No ano passado, o Município de Três de Maio assumiu a mantença por 20 anos, tornando-a em escola municipal e, a partir de 2022, implantou o programa de escola municipal cívico-militar.

Participaram da solenidade o prefeito Marcos Corso, vice-prefeito Josias Correa, secretária municipal de Educação, Vera Kulher, vereador Delmar Mebius, representando o presidente da Câmara Municipal de Vereadores; vereadores Antonio de Oliveira, Jonatan Jahn e Gilcéia da Silva Losekann; autoridades locais, direção, funcionários, pais e alunos da escola, e o deputado estadual tenente coronel Luciano Lorenzini Zucco, idealizador do programa de escolas cívico militares.

A Escola Municipal Cívico Militar Caminhos Inovadores tem 250 estudantes matriculados, divididos em 12 turmas, da Educação Infantil V, e do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A diretora é Gessiane Maidana Zambon e o vice-diretor é João Froes.

Com base e princípios do civismo, cidadania, patriotismo, camaradagem, respeito, disciplina e valores morais e sociais, a escola conta com auxílio de militares. Na oportunidade, a Secretaria de Educação entregou um mimo ao ao comandante da Brigada Militar de Três de Maio, Celito Eduardo Albuquerque, ao soldado Michael Zdruikoski e ao Sargento Batista, que se fazem presentes diariamente na Escola ajudando no treinamento dos estudantes.

Os Hinos do Brasil, de Três de Maio e do Rio Grande do Sul, foram entoados pelos presentes ao som da Banda de Música do 1º Batalhão de Comunicações de Santo Ângelo.

A solenidade também contou com apresentações artísticas dos estudantes do educandário e com a entrega de bottons para os Alunos Destaques de cada turma. Após o descerramento da Placa de Inauguração, que será fixada na frente da Escola, iniciaram os pronunciamentos das autoridades.
Na EMCM Caminhos Inovadores, os alunos da Educação Infantil e Anos Iniciais são atendidos em turno integral. Os alunos dos anos finais são atendidos com trilhas (oficinas) no contraturno, que são: Apoio Pedagógico de Português e Matemática, Cooperativa Escolar, Esporte e Iniciação de Atletas; Corpo, Ritmo e Expressão; Produção Sustentável; Pesquisa e Tecnologia e Trabalhos Manuais.
No educandário também é realizado o programa de Cooperativa Escolar, em parceria com o Sicredi, e o programa Jovens Empreendedores Pequenos Passos (JEEP), em parceria com o Sebrae. Esse ano também teve início o Clube de Mães da Escola.

Colaboração nas fotos: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Três de Maio