NO ANO DO SEU CENTENÁRIO, SETREM RECEBE HOMENAGEM DO LEGISLATIVO TRÊS-MAIENSE

  • Sessão Especial, de autoria do vereador Paulo Fábio Pereira, da bancada do MDB, foi realizada na noite de ontem

    Assunto: Administração  |   Publicado em: 24/05/2022 às 10:25   |   Imprimir

Com a presença de professores, colaboradores, direção, autoridades locais, representantes de entidades e convidados, foi realizada na noite de ontem, 23, Sessão Especial em homenagem ao Centenário da Sociedade Educacional Três de Maio – Setrem, na Sala de Sessões do Legislativo Municipal de Três de Maio.

O proponente da homenagem foi o vereador Paulo Fábio Pereira, da bancada do MDB, por meio do Requerimento nº 003/2022, de origem Legislativa, o qual foi aprovado por unanimidade dos vereadores na Sessão Ordinária de 9 de maio.

A primeira Sessão Especial do Legislativo do ano de 2022 contou com a presença do presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal, vereador João Mella Neto; o prefeito Marcos Corso; o vice-presidente da Mesa Diretora, vereador Delmar Mebius; a secretária da Mesa Diretora, Gilcéia da Silva Losekann; presidente da Mantenedora Setrem, Nelson Moura de Oliveira; e o diretor da Setrem, Sandro Ergang; que compuseram a Mesa Oficial.

Também compareceram os vereadores Antonio de Oliveira, Alexandre Marcelo Ott, Carlos Alberto Baggio, Diogo Wolf, Ernani Weimer, Jonatan Jahn, Marta Pandolfo e Paulo Pereira. E, dentre as autoridades, secretários do governo municipal, a presidente da Subseção da OAB de Três de Maio, Laura Irber Redel; presidente do SIndilojas, Dilson Mireski; representantes da diretoria da ACI; delegado regional do Conselho Regional de Administração, Carlos Norberto Filipin, demais lideranças locais e assessores de deputados estaduais e federais.

Autor da homenagem foi aluno e hoje é professor da Instituição

Em sua fala, o proponente, vereador Paulo Pereira, destacou o papel social da Setrem como instituição de ensino comunitária, sem fins lucrativos, que atua formando pessoas praticamente desde o nascimento até a vida adulta, pois oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, Cursos Técnicos e Centro de Idiomas; e a Faculdade Três de Maio (com cursos de Graduação, Especialização e Extensão nas diversas áreas em que atua). “Trata-se de uma instituição sólida, comprometida com o desenvolvimento local e regional, que dispõe de grande prestígio perante a comunidade, sendo uma referência regional quando se trata de educação. Esta solidez se verifica materialmente em sua trajetória longeva – uma instituição que não seja balizada por sólidos princípios administrativos e éticos, e não tenha este reconhecimento como notório, não chega ao seu centenário”, afirmou, dizendo que a Instituição tem um futuro ainda mais desafiador e promissor.

O vereador, que atua como professor da Instituição, lembrou da sua trajetória como aluno. “Faço parte dessa casa (Setrem) há 20 anos, considerando a graduação. Me orgulha e me honra fazer parte desta história. A Setrem é uma instituição comprometida e comunitária. Eu fui beneficiário disto, pelo compromisso social especialmente com aquelas pessoas que não têm condições de arcar com sua formação. Eu atribuo a minha graduação a um milagre, se considerada as minhas condições financeiras da época, com as quais eu entrei na instituição e só por um milagre consegui me formar. Todas as condições que precisei me foram oferecidas e devo muito a essa instituição, por estar aqui hoje, inclusive. Se não fosse essa solidariedade e essa forma diferenciada de tratar o aluno, talvez, no final do primeiro semestre, as portas estariam fechadas para mim. Além da formação, tenho grande admiração e carinho por todas as pessoas que fazem parte da Setrem. Espero que meus filhos e netos possam comemorar os 200 anos dela”, declarou.

Presidente da Casa Legislativa falou que a instituição está enraizada em princípios, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior

O presidente do Legislativo, vereador João Mella Neto saudou aos presentes e falou do orgulho em presidir a Sessão que homenageia a Setrem, parabenizando ao vereador Paulo pela iniciativa e aos demais vereadores que aprovaram o requerimento por unanimidade.

“A Setrem é uma instituição enraizada em princípios, desde a Educação Infantil ao Ensino Superior. Parabéns a todos pela importante data”, disse o presidente, que lembrou com gratidão da formação oferecida pela Setrem aos seus três filhos, que estudaram na escola até o Ensino Médio. “Eles estão bem encaminhados na vida, graças à Setrem, que os acolheu desde pequenos até terminar o segundo grau”, agradeceu.

Setrem tem hoje 279 colaboradores e 1.950 alunos

O presidente da Mantenedora, Nelson Moura de Oliveira frisou que este ano, sem dúvida, é um marco histórico para a Setrem e fez questão de recordar os primórdios da instituição em seu pronunciamento. “No dia 28 de dezembro de 1918, após um culto celebrado pelo pastor Halle, de Ijuí, foi constituída a Comunidade Evangélica São Paulo, composta por 22 homens que se dedicaram à causa, incansavelmente. Tudo isso aconteceu para o bem da coletividade, com os mais altos desígnios da filantropia e com respeito à dignidade das pessoas. Então, em setembro de 1922, o pastor Kreutler, o primeiro pastor aqui residente, foi também o primeiro professor, e as aulas eram ministradas na casa da comunidade”, recordou o presidente.

Com o passar dos anos, em 22 de setembro de 1950, foi fundada a Sociedade Educacional Três de Maio – Setrem. “Desde então, Setrem e o Município de Três de Maio vem crescendo juntos, sempre com cooperação entre as partes”, ressaltou o presidente da Mantenedora, citando os nomes dos fundadores, ex-presidentes e ex-diretores da Setrem que tanto contribuíram para a história da instituição.

Atualmente, segundo Nelson, a Associação Mantenedora Setrem tem 43 sócios, sendo que a instituição conta com 279 colaboradores e 1.950 alunos.

Diretor Sandro Ergang destacou atuação regional da Setrem em 42 municípios

O diretor da Setrem, Sandro Ergang agradeceu ao vereador Paulo, por trazer à Casa Legislativa uma menção honrosa ao centenário da Instituição e o reconhecimento pela importante data.

“Por ser uma instituição comunitária, a Setrem tem sim, uma inserção regional. Hoje, atuamos em 42 município da região Noroeste e Estado. Somos uma instituição da comunidade, que foi criada pela comunidade e só existe para a comunidade. Porque nasceu no seio, no anseio e por uma necessidade da comunidade pela educação”.

Segundo Ergang, em 2021, a Setrem distribuiu mais de R$ 5 milhões em bolsas sociais para os estudantes. “Isto é ser uma instituição comunitária que trabalha em prol da sua comunidade. Para o futuro continuaremos atentos às dificuldades dos cenários econômico e político. O ano do centenário da Setrem promete ser um ano de grandes conquistas, mas também de muita acuidade e perspicácia nos desafios que também apontam no horizonte”, concluiu, ressaltando que a meta é atender com qualidade e excelência, e construir uma instituição cada vez mais forte, consolidada e comprometida com os anseios e o desenvolvimento da comunidade.

Prefeito Marcos Corso também foi aluno da Instituição

“Chego como prefeito municipal e tenho orgulho em dizer que estou aqui hoje pois estudei na Setrem, tive excelentes professores que não me deram só ensino, mas educação, noção de vida e aprendizados os quais guardo até hoje, com muito carinho”, declarou o prefeito Marcos Corso.

O chefe do Executivo municipal frisou a importância da filantropia para a Setrem e desejou vida longa à instituição, fazendo o que faz de melhor, que é ensinar, educar, impactar vidas e transformar pessoas. “O meu reconhecimento à direção, professores e colaboradores, por essa missão que é educação; vocês estão lá por uma missão de vida. Três de Maio precisa da Setrem e a Setrem precisa das pessoas. Agradecemos por tudo o que vocês já fizeram nesses 100 anos e que venham mais 100 anos de novas conquistas e realizações”.

Após os pronunciamentos, o presidente do Legislativo João Mella Neto entregou um mimo ao diretor Sandro Ergang e ao presidente da Mantenedora Nelson de Oliveira, encerrando a Sessão Especial.