SÉTIMA SESSÃO ORDINÁRIA TEVE A PARTICIPAÇÃO DA SECRETÁRIA DE SAÚDE NA TRIBUNA LIVRE

• Implantação do Terceiro Turno da Saúde a partir de 4 de maio foi anunciada pela Secretaria

Assunto: Administração  |   Publicado em: 19/04/2022 às 09:21   |   Imprimir

Ontem à noite, 18 de abril, os vereadores do Legislativo municipal estiveram reunidos na sétima Sessão Ordinária, na sala de sessões da Câmara Municipal de Vereadores.

Antecedendo a apreciação e votação de projetos da Ordem do Dia, a Tribuna Livre foi ocupada pela secretária municipal de Saúde, Jacira Taborda, representando a equipe da Secretaria, quando foram apresentadas ações e atividades realizadas pela pasta desde o início do atual governo municipal.

Em sua fala, Jacira relatou que o município conta com sete unidades básicas de Saúde (ESFs): VIVA BEM, no bairro PROMORAR; VIVA MAIS, bairro SÃO PEDRO; VIVA MELHOR, em CONSOLATA; VIVA SAÚDÁVEL, em MACHINHA; VIVA FAMILIA, no bairro ORIENTAL; VIVA FELIZ, no bairro SÃO FRANCISCO; VIVA HARMONIA, no bairro SANTA RITA; e também conta com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), a Unidade Central de Saúde e as Unidades Satélites no bairro Guaíra, no bairro Glória e nas localidades do interior, em Barrinha, Caúna, Progresso e Quaraim.

Dentre os procedimentos realizados nas unidades de saúde, a secretária destacou que foram mais de 52 mil consultas médicas e/ou com enfermeiros; mais de 9 mil atendimentos e ações coletivas de odontologia; mais de 83 mil procedimentos de técnicos e auxiliares de enfermagem; mais de 38 mil visitas dos Agentes Comunitários de Saúde e mais de 10 mil transportes de pacientes. Uma informação importante, segundo Jacira, é o serviço de psiquiatria, que antes não era oferecido, que totalizou em 2021, 1.024 atendimentos.

Jacira também abordou os atendimentos realizados pela Unidade Sentinela (cuja abertura e funcionamento se deu em 2021), especializada em atendimentos de pacientes com Covid-19 e síndromes gripais.

No total, foram realizadas 4.816 consultas médicas, 2.938 testes de Covid-19 e 7.754 atendimentos na Unidade Sentinela.

A secretária ainda frisou sobre a campanha de vacinação contra a Covid-19; a frota de veículos da pasta; o novo local de atendimento e estrutura da Farmácia Municipal; e relatou que a receita própria aplicada na Saúde em Três de Maio foi de 18,48%, acima do previsto em legislação, que é de 15%.

Além dessas informações, Jacira falou do aumento dos repasses de valores ao Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) que no atual governo passou de R$ 1.183.000,00 para R$ 2.051.000,00, mantendo assim em funcionamento o setor de Urgência/Emergência do HSVP.

E dentre as várias ações previstas para 2022, a Secretaria Municipal de Saúde está implantando, a partir de 4 de maio, o Terceiro Turno de atendimento à população; e iniciando em 11 de maio, o Movimento Saúde; e ainda, durante o mês de maio, deverá descentralizar a aplicação de vacinas da Unidade Central, sendo que cada unidade de ESF terá a sua Sala de Vacinas, aproximando mais este serviço da comunidade e dos moradores de cada localidade.

VEREADORES PARTICIPAM DO LANÇAMENTO DA EXPOTERNEIRA 2022

Na Sessão Ordinária, os vereadores aprovaram a matéria da ORDEM DO DIA: Requerimento nº 001/2022, de origem da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final, “Requer a prorrogação de prazo da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final para proferir parecer sobre o PL 009/2022”; Projeto de Lei nº 012/2022, de origem Executiva – Autoriza abertura de crédito especial; e o Projeto de Resolução Legislativa nº 002/2022, de origem Legislativa de autoria da Mesa Diretora – Altera a data da Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Três de Maio/RS e dá outras providências.

Já o Projeto de Lei nº 008/2022, de origem Legislativa de autoria do vereador Diogo André Wolf, da Bancada do PT, que “Institui a divulgação dos medicamentos disponíveis e em falta na rede pública municipal de saúde, inserindo o princípio da publicidade dos atos administrativos no fornecimento de medicamentos”, foi pedido vistas.

No Grande Expediente, os vereadores declinaram da palavra, em virtude do evento de lançamento da Expoterneira 2022, realizado na noite de ontem, na sede do Rotary, no Parque de Exposições Germano Dockhorn.

Participaram do lançamento o presidente da Casa Legislativa, João Mella Neto, e os vereadores Antonio de Oliveira, Carlos Alberto Baggio, Jonatan Jahn, Paulo Fábio Pereira, Alexandre Marcelo Ott, Diogo Wolf e Ernani Weimer.

A Expoterneira 2022 é presidida por Leonardo Rustick, chefe do Escritório Municipal da Emater de Três de Maio. A feira ocorre entre os dias 21 e 25 de setembro, no parque de exposições Germano Dockhorn. O foco do evento é promover o agronegócio, a agricultura familiar, a indústria e o comércio do município e da microrregião.